O monge e o executivo # Parte 2

Finalmente a continuação do tópico: O Monge e o executivo.
Gostaria de explicitar, que no primeiro post, eu havia dito parte 1/3.
Esta será então a segunda... e a terceira ainda demorará outros tantos dias. A terceira parte será para que eu possa tentar recordar o que li, absorver e por em prática qualquer das referências do livro. Neste post, para que não fique por completo vermelho, inverterei, o que for meu vermelho, e o que for livro permanece negro.


O livro traz o amor e como identificar isto na forma de liderança. A liderança pelo poder x liderança por autoridade.
Continuando então:


Alguém estava dizendo que:
- o amor e o que o amor faz! O amor é isso ai...
E que resumimos ações efetivas da seguinte maneira:
Intenção - ação = nada
Intenção + ação = vontade

Não tenho necessariamente que gostar de meus jogadores e sócios, mas como líder devo amá-los. O amor é lealdade, o amor é trabalho de equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade. Esta é a forca de qualquer organização.

“...nem sempre posso controlar o que sinto a respeito de outra pessoa, mas posso controlar como me comporto em relação a outras pessoas.”

Sobre a bondade: seja bom com os outros, a distância que você caminha na vida vai depender da sua ternura com os jovens, da sua compaixão com os idosos, da sua compreensão com aqueles que lutam, da sua tolerância com os fracos e os fortes. Porque algum dia na vida você poderá ser um deles.

Compromisso - ater-se as suas escolhas.

Nossa sociedade descartável...
Todos querem estar envolvidos, mas ninguém quer estar comprometido. Há uma grande diferença entre os dois. A próxima vez que for comer hambúrguer com ovos e bacon, lembre-se disto: a galinha estava envolvida, mas o porco e o boi estavam comprometidos.

Em geral, todos nós sempre visamos estar envolvidos, é uma maneira defensiva de obter algum resultado. Podemos ver, em nossos casamentos, em nossos colégios, em nossos trabalhos, tudo que não possui vínculo com o ‘eu’ de nossos seres egoístas...

A aceitação do positivo e do negativo não se da de maneira uniforme, para cada negativa com uma pessoa são necessárias outras quatro positivas para que os valores voltem a ficar iguais. Pois, você certamente não se lembrara de quantas vezes e quando disseram que te adoram ou amam, mas terá na memória quando comentaram sobre você e disseram que estava gorda.

“A única pessoa que você pode mudar é você mesmo...”
“Todos querem mudar o mundo, mas ninguém quer mudar a si mesmo.”

Para estar em sociedade ou em local de trabalho, em uma entrevista Lou Holtz falou em como conseguia manter o entusiasmo entre sua equipe... a resposta simples, foi que elimina-se os que na são.

Práxis
Substantivo feminino de dois números.
1.Atividade prática; ação, exercício, uso.
2.Filos. No marxismo, o conjunto das atividades humanas tendentes a criar as condições indispensáveis à existência da sociedade e, particularmente, à atividade material, à produção; prática. [Cf. praxes, pl. de praxe.]


"Um sentimento positivo vem de comportamentos positivos."

Nosso comportamento também influência nossos pensamentos e nossos sentimentos. Quando nos comprometemos a concentrar atenção, tempo, esforço e outros recursos a alguém ou algo durante um certo tempo, começamos a desenvolver sentimentos pelo objeto de nossa atenção, ou em outras palavras, nos tornamos 'ligados' a ele.

“Ficamos presos a quem prestamos atenção.”

"fui ao meu psiquiatra - para ser psicanalisado, esperando que ele pudesse me dizer por que esmurrei amos os olhos do meu amor.
Ele me fez deitar em seu sofá para ver o que poderia descobrir...
E eis o que ele pescou do meu subconsciente:
Quando eu tinha um ano mamãe trancou minha boneca num baú, e por isso e natural que eu esteja sempre bêbada.
Um dia, quando eu tinha dois anos, vi papai beijar a empregada, e por isso agora sofro de cleptomania.
Quando eu tinha três anos senti amor e ódio por meus irmãos, e é exatamente por isso que espanco todos os meus amantes!
Agora estou tão feliz por ter aprendido essas lições que me foram ensinadas, de que tudo o que faço de errado é culpa de alguém!
Que tenho vontade de gritar: - viva Sigmund Freud.

[Passagem do livro, comentando sobre a práxis e referenciando a atualidade]

Mas por favor, observem a citação abaixo. Ela deverá ser levada a sério e é basicamente o que precisamos aprender deste post. Logo após uma história interessante, para que possamos definir escolhas e o que fazemos dela ao nos determinamos assim.

O homem é essencialmente auto determinante. Ele se transforma no que fez de si mesmo.
O modo de ser das pessoas "depende das decisões, mas não das condições".


“...Quando eu estava na sexta série, meu professor, Sr. Caimi, proferiu as palavras que naquele momento bateram em mim como as mais profundas jamais ditas.
As crianças da sala estavam reclamando por terem que fazer o dever de casa, e o professor gritou: - Eu não posso obrigar vocês a fazerem o dever de casa!
Aquilo chamou nossa atenção e ficamos quietos.
Ele continuou: - Há apenas duas coisas nesta vida que vocês têm que fazer. Vocês têm que morrer e têm que pagar impostos.

Que coisa, na sexta série, morrer parecia a um milhão de anos de distância e como não tinha dinheiro, não podia pagar impostos. Eu me senti livre.
Quando fui para casa, terça-feira a noite, meu pai disse: - filho por favor leve o lixo para fora. Respondi: - espere um minuto pai, hoje aprendi que só temos duas coisas a fazer na vida, morrer e pagar impostos.
Nunca esquecerei a resposta: - fico contente por você estar aprendendo tantas coisas valiosas na escola. Agora e melhor pegar logo esse lixo porque você acaba de optar por morrer.

Para a moral da estória; há duas coisas a fazer na vida... pagar impostos e fazer escolhas.


[Término da leitura do Livro O Monge e o Executivo, por James C Hunter; textos adaptados]

0 comentários:

Contando minhas próprias visitas...

Contador gratuito

Sobre este blog

Caso você tenha caído aqui de para-quedas...
Utilize o BLOG orginal, este aqui é o espaço de rascunho e teste das postagens...

http://vocevaisobreviver.blogspot.com

Desde já agradeço !!!

About Me

Minha foto
Moreno, alto, forte, sensual? Sou o reflexo da vontade, da vontade de tentar ser diferente, diferente em mundo convêncional... Eu quero ser...

Followers