O monge e o executivo # Parte 1

# Parte 1/3

Li este livro dois anos atrás. Naquele momento o princípio de liderança parecia uma utopia, não estava a ver-me como “chefe” em lugar algum e com a profissão exercida naquela época, poucas possibilidades há de promoção.
Mal soube eu, que eu devo liderar minha vida. E esta parte é ainda mais árdua que as demais.
Segue então, algumas das citações do livro. Que totaliza 7 capítulos, postarei em intervalos de 3, enquanto leio-o e salvo informações.

“As ideias que defendo não são minhas. Eu as tomei emprestadas de Sócrates, roubei-as de Chesterfield, furtei-as de Jesus. E se você não gostar das ideias deles, quais seriam as ideias que você usaria?”

“Estar no poder é como ser uma dama. Se você tiver que lembrar as pessoas que você é, você não é...”

“Se você não mudar a direção, terminara exatamente onde partiu...”


O livro faz referência ao aprendizado e acúmulo de conhecimento [sabedorias], encontrada no modo de vida monástico, que criado no século sexto tem por objetivo a vida equilibrada.
Lembrando que o conhecimento vem das diversas pessoas que aderem ao modo de vida, essas vindas de diferentes lugares, com diferentes culturas e profissões.

Por isso também, os detalhes, não ousaríamos ir a um lugar desses. Mesmo que para buscar ‘O exemplo’. A estranheza do que e novo, afasta-nos de diversos pontos chaves do conhecimento humano, aqui tratado: A liderança, a interação e o ouvir.


“Liderança e a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum...”

“Poder e a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa da sua posição ou forca, mesmo que a pessoa preferisse não fazer...”

“Autoridade e a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influencia pessoal...”


Acrescento que: Ser humilde, é deixar ser ajudado para corrigir o que não se pode enxergar em si, os próprios defeitos. Toda melhora virá conquistada com amor, dedicação e sacrifício.

Palavras fundamentais: Honestidade, Bom exemplo, Cuidado, Compromisso, Bom ouvinte, Confiável, Respeitoso, Encorajador, Positivo, Amável...


P.S.: Ainda um pequeno texto.


E mais uma vez, o Monge encontra seu caminho...

Nas nebulosas estradas da vida, temos a sensação de estarmos seguros, privados de toda forma de ataque e confusão. O monge sabe que isso é uma ilusão...
Até mesmo ele, tendo sua vida voltada aos estudos de sua filosofia, se encontra em determinados momentos envolto no caos planetário. Noticiários de Guerra, morte de crianças, facções criminosas que dominam os presídios, polícia corrupta, políticos ainda mais corruptos, etc.

Isso desperta a tristeza no monge, pois ele sabe que a história de um humano é a história da humanidade.
É nessa hora que ele exerce a Retidão.
Ele utiliza as palavras do Buda: “ No meio da guerra, é possível encontrar a paz, se você souber olhar para dentro”.
Então, mais uma vez, o Monge encontra seu caminho, olhando para dentro do seu coração, encontrando lá a Paz que o anima.
“Se queres mudar o mundo, mude primeiro o teu mundo.” Este é o lema do Monge.

0 comentários:

Contando minhas próprias visitas...

Contador gratuito

Sobre este blog

Caso você tenha caído aqui de para-quedas...
Utilize o BLOG orginal, este aqui é o espaço de rascunho e teste das postagens...

http://vocevaisobreviver.blogspot.com

Desde já agradeço !!!

About Me

Minha foto
Moreno, alto, forte, sensual? Sou o reflexo da vontade, da vontade de tentar ser diferente, diferente em mundo convêncional... Eu quero ser...

Followers